Terça-feira, 20 de Outubro de 2009

Após a 1ª Orientação presencial (2 Out), as metas definidas neste encontro e os desafios lançados na sessão de Projecto de Dissertação (2 Out) foram praticamente idênticos. Tudo seria perfeito e simples, se a definição do meu projecto de dissertação não dependesse da transição do meu estatuto de estagiário para colaborador efectivo na empresa na qual me encontro a trabalhar.

Uma vez que pretendo fazer uma dissertação dentro da temática do Marketing, é para mim essencial  desenvolver esse trabalho em contexto empresarial. Desta forma, poderei avaliar com grande profundidade os impactos que determinada actividade/estratégia poderá ter para a empresa. A alternativa seria desenvolver um trabalho meramente empírico.
Embora seja dificil escrever sem ter resolvida esta icógnita, ficam aqui as questões lançadas e as respectivas respostas: 

 

A. Porque escolhi esta temática?

Sabendo que as actividades que desenvolvo em contexto empresarial são dentro da área do Marketing, o mestrado em comunicação multimédia, e a respectiva escrita de uma dissertação e realização de um projecto de investigação, poderia constituir uma excelente ferramenta para a criação de valor para a empresa. Detectada esta oportunidade, e fazendo um levantamento das valências/lacunas que a empresa tem para oferecer aos clientes em termos comunicacionais, rapidamente se detectam carências ao nível da sua página da internet.
De forma muito pragmática levantam-se imediatamente os seguintes desafios dentro do Marketing Online:

  1. Estudos de optimização de websites (poderá subdividir-se em Search Engine Optimization (SEO) e/ou Search Engine Marketing (SEM) e estratégias de comunicação na Web).
  2. Criação do website da empresa.
  3. Avaliação do site implementado. Perceber de que forma as medidas implementadas contribuiram para a notoriedade do site da empresa.

B. Qual a pergunta de partida da minha investigação?

C. Que título daria, neste momento, à minha investigação?

     1.    MARKETING ONLINE: ESTRATÉGIAS DE OPTIMIZAÇÃO DE WEBSITES PARA MOTORES DE PESQUISA
    2.    Optimização de websites para motores de pesquisa como forma de aumentar o retorno sobre o investimento
 

D. Neste momento, o que sei que não vou realizar, o que poderei realizar e o que não sei como realizar?

Ora bem, neste momento esta é provavelmente a pergunta mais complicada de responder.

Das poucas certezas que tenho, é que se passar a trabalhador efectivo da empresa não sei como vou conseguir conciliar esse factor com uma dissertação. Todos os dias terei de reservarumas horinhas, que se limitam das 21 ás 24h, para conseguir pesquisar /ler /escrever/'postar' ... Sei que muitos dos dias não vou ter a mínima vontade, mas se outros já o fizeram,  apenas tenho que me focar no essêncial para o conseguir também. 

Parte dos desafios que terei de realizar estão brevemente acima descritos e as certezas do que não vou realizar passam seguramente pela leitura exaustiva de muitos artigos acessórios e que não satisfazem a parte nuclear da minha dissertação. 


 




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